Criando valor
para a sociedade
desde 1984
O impacto do IEE foi reconhecido e premiado ao longo dos anos por instituições internacionais de relevância global como University of Pennsylvania, Forbes e Atlas Network.
O IEE
Em 1984 um grupo de 25 jovens empreendedores percebeu que os negócios e o Brasil do passado só seriam os negócios e o Brasil do futuro se estivessem preparados para um mundo interconectado e aberto fundamentado sobre sólidos princípios. Acossado por sua segunda ditadura em menos de cem anos, o Brasil patinava em meio a uma década perdida. A combinação deletéria de autoritarismo, patrimonialismo e populismo legavam suas marcas na forma da pobreza persistente e do extrativismo institucional que beneficia, sempre, grupos de interesses posicionados para utilizar o Estado para extrair renda dos cidadãos. Lá fora as pesquisas sobre os efeitos perversos de más instituições sobre a geração de prosperidade já deixavam claro que sem boas regras do jogo não há ambiente de negócios que permita o crescimento das pessoas e das empresas.
Mas mudanças institucionais que promovam a liberdade, a inovação e a criatividade necessitam de lideranças que as compreendam, apoiem e promovam. Sem a formação de bons líderes, assim como bons empreendedores, as mudanças jamais acontecerão.
Com dificuldades para encontrar, no Brasil, uma instituição para formar líderes alinhados a princípios que promovam a prosperidade, bem como alinhados a conteúdos do estado-da-arte das melhores universidades, aqueles 25 jovens decidiram criar um centro para o seu aprimoramento mútuo como empreendedores e, também, para o exercício da liderança.
Em 13 de dezembro de 1984 nasceu o Instituto de Estudos Empresariais (IEE), na cidade de Porto Alegre, uma instituição sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, para incentivar e preparar novas lideranças com base nos princípios da liberdade, responsabilidade individual, respeito à propriedade privada e Estado de Direito.
Ao longo de seus mais de 35 anos o IEE constituiu uma rede que que soma mais de 230 membros ativos, e também inspirou a criação de organizações similares ao redor do país como os Institutos de Formação de Líderes (IFLs) e o Instituto Líderes do Amanhã. A essa rede somam-se mais de 30 investidores que acreditam em nosso proposito, ajudando a manter o instituto exclusivamente com recursos privados, e compondo um grupo que emprega mais de 162 mil pessoas dentro e fora do Brasil através de seus empreendimentos.
Reconhecimento
Em 2017 o IEE foi reconhecido com o Juan Carlos Cachanosky Award for Dissemination of Free Society Principles. O prêmio, conferido pela Atlas Network, legitimou o Fórum da Liberdade por sua ampla divulgação dos princípios da sociedade livre. No mesmo ano, o IEE também foi finalista do Templeton Freedom Award pelo projeto do FL.
Já em 2013, foi indicado pela revista Forbes como o think tank que realiza o maior evento de discussão de ideias da América Latina: o Fórum da Liberdade.
Foi classificado, também, como uma das 150 organizações que mais influenciam transformações políticas, sociais e econômicas do mundo no ranking 2013 do Global Go to Think Tanks, organizado pela Universidade da Pensilvânia.
Em 2007 a Atlas Network, entidade que busca fortalecer e investir no movimento de liberdade mundial, premiou o IEE com o Templeton Freedom Award Grant, reconhecendo o Instituto como uma das mais promissoras instituições globais em defesa da liberdade.
-
Red Liberal de America Latina (RELIAL)
Torna-se membro da Rede Liberal da América Latina, uma das maiores organizações de think tanks para a melhoria das instituições e promoção das idéias da liberdade. -
2007 | Templeton Freedom Award
Reconhecido pela Atlas Network como uma das mais promissoras instituições globais em defesa da liberdade. -
2013 | University of Pennsylvania
Reconhecido como uma das 150 organizações que mais influenciam transformações políticas, sociais e econômicas do mundo pelo Global Go to Think Tanks. -
2013 | Forbes Magazine
Reconhecido como o think tank que realiza um dos maiores eventos de discussão de idéias políticas, econômicas e filosóficas da América Latina, o Fórum da Liberdade. -
2017 | Juan Carlos Cachanosky Award for Dissemination of Free Society Principles
Atlas Network reconhece o Fórum da Liberdade por sua ampla divulgação dos princípios da sociedade livre.
30 anos de IEE
A trajetória do IEE desde a sua fundação é narrada em imagens históricas e artigos inéditos por seus presidentes e fundadores no livro “IEE: 30 anos formando líderes”.
Pedro João
CEO na Empresa Z
“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed eu auctor augue, id mattis velit. Aliquam scelerisque bibendum nulla, a molestie neque laoreet quis. Pellentesque ullamcorper tempor neque quis aliquet.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed eu auctor augue, id mattis velit. Aliquam scelerisque bibendum nulla, a molestie neque laoreet quis. Pellentesque ullamcorper tempor neque quis aliquet.”
Acompanhe nossas novidades
Vigilantes da liberdade
Paola Coser Magnani, Vice-presidente do IEE A rotina do dia a dia nos transformou em máquinas de concluir atividades, mesmo que algumas sejam entregues
Adultismo para a Argentina
Fernanda Estivallet Ritter, Presidente do IEE Na 35ª edição do Fórum da Liberdade, em 2022, o então deputado argentino Javier Milei afirmou que a
Quem é o dono da vida de Antônia?
Fernanda Estivallet Ritter, Presidente do IEE Está terminando mais um mês, e a dona Antônia só pensa no dia em que receberá seu salário
Tornar a sociedade mais livre através da formação de lideranças: esse é o nosso propósito. Se você deseja conhecer mais sobre o nosso trabalho, clique no botão abaixo e envie uma mensagem.