Formação de líderes

Com base em um processo bem estruturado, aprimorado ao longo de três décadas e em constante evolução, o IEE já foi reconhecido nacional e internacionalmente por sua capacidade de formar líderes para tornar a sociedade mais livre.

Ciclo de Formação: o caminho para a liderança

Ao longo de um período de 3 a 5 anos os associados do IEE participam de um programa de desenvolvimento de aptidões e aprimoramento mútuo chamado “Ciclo de Formação”.

O Ciclo é composto por quatro fases evolutivas, com requisitos mínimos, dentro das quais os associados são expostos a atividades que exigem e (ou) estimulam diferentes aptidões: absorção de conhecimento, construção de idéias e projetos, comunicação de objetivos e resultados, combinação e gestão de recursos e pessoas, construção de nutrição de relações interpessoais para a entrega de resultados.

Na medida em que um associado cumpre os requisitos mínimos ele está apto a evoluir para a próxima fase – ou complementar sua fase atual com a absorção de novos conteúdos ou atividades em que ainda acredita que pode evoluir. Não há, portanto, um caminho único para a formação: cada associado parte do mesmo ponto, mas pode evoluir de diferentes formas.

Ao chegar à fase final o associado recebe um dos maiores desafios: a gestão do próprio Instituto ou de projetos estratégicos para ele. Cumprido todo o Ciclo, espera-se que o associado esteja apto a assumir seu lugar como associado honorário de forma permanente na rede do IEE, tendo desenvolvido adequadamente as seis capacidades do Hexágono da Liderança.

Fundado em 1984, o IEE foi reconhecido pelo seu trabalho na formação de lideranças empresariais e na divulgação e promoção da cultura da liberdade. Em 2007 o Instituto recebeu o Templeton Freedom Award Grant como uma das mais promissoras instituições globais para defesa da liberdade. Já em 2013, foi reconhecido pela revista Forbes como o Think Tank que realiza o maior evento de discussão de ideias da América Latina, o Fórum da Liberdade. Foi classificado também como uma das 150 organizações que mais influencia transformações políticas, sociais e econômicas do mundo no ranking 2013 do Global Go to Think Tanks, organizado pela Universidade da Pennsylvania.

Por que um Ciclo de formação?

Construído de forma evolutiva e iterativa ao longo de 35 anos, sendo aprimorado ainda hoje anualmente por todas as diretorias, o modelo de formação do IEE acredita que líderes precisam ser trabalhados pela exposição a diferentes capacidades de forma concomitantemente teórica e prática – embasada em valores. Acreditamos em um modelo de aprimoramento mútuo, aonde as capacidades são apresentadas por grandes nomes em eventos de relevância, mas aplicadas e trabalhadas conjuntamente pelos próprios associados em seus grupos de formação.

Objetivos

– Estabelecer um método lógico de desenvolvimento da formação dos associados;
– Distinguir as diferentes fases do desenvolvimento;
– Comunicar para os associados as expectativas de desempenho em cada fase;
– Desenvolver um sistema de incentivos baseado na meritocracia.

I

VI

II

V

III

IV

I – Integridade moral

identificação e aderência ao conjunto de valores do IEE; prática congruente com discurso; honestidade e ética com todos os públicos; autocontrole e credibilidade.

II – Vitalidade e motivação

esforço e energia para atingir os objetivos; perseverança; predisposição a desafios; autoconhecimento e autoconfiança; zelo com a saúde física e mental.

III – Rede de relacionamentos

desenvolvimento e manutenção de alianças; articulação de parcerias autênticas; criação de sinergia no grupo; sociabilidade; flexibilidade na diversidade.

IV - Hexágono da Liderança

análise de incertezas e identificação de tendências; definição de objetivos e estratégias; visão sistêmica; atitude proativa

V – Conquista de resultados

geração de resultados efetivos e de qualidade; implementação da visão; mobilização de pessoas e recursos; ações de impacto positivo sobre o ambiente.

VI – Comunicação

persuasão e assertividade para transmitir mensagens aos diferentes públicos; empatia; disposição para ouvir; sensibilidade para dar e receber feedback.

Pedro João

CEO na Empresa Z

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed eu auctor augue, id mattis velit. Aliquam scelerisque bibendum nulla, a molestie neque laoreet quis. Pellentesque ullamcorper tempor neque quis aliquet.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed eu auctor augue, id mattis velit. Aliquam scelerisque bibendum nulla, a molestie neque laoreet quis. Pellentesque ullamcorper tempor neque quis aliquet.”

Literatura sugerida

A matriz de leituras do IEE amplia o repertório e os conhecimentos dos associados ao contemplar diferentes áreas do conhecimento, combinando leituras teóricas e práticas com grandes textos literários.

Fale Conosco

Tornar a sociedade mais livre através da formação de lideranças: esse é o nosso propósito.  Se você deseja conhecer mais sobre o nosso trabalho, clique no botão abaixo e envie uma mensagem.

Acompanhe nossas novidades

Investidores