Por que participar do Fórum da Liberdade 2024

Artigos | 07/03/2024

Eduardo Zimmer Dinon, Diretor de Relações Institucionais do IEE e Fórum da Liberdade

Em menos de um mês, teremos a abertura de mais uma edição do Fórum da Liberdade, o maior palco de debates sobre temas importantes para a sociedade, como economia, política, empreendedorismo e... liberdade!

Em seus 37 anos de existência, o evento vem desempenhando um papel crucial na reflexão sobre cada período em que vivemos, e em 2024 não será diferente. Isso porque faz alguns anos que estão em intensa discussão questões relativas à liberdade. Em 2024, o tema traz a indagação: "Admirável Mundo Livre?". Será que regredimos em nossas possibilidades de liberdade como pessoas, país e mundo? O Fórum de 2024 irá responder a essa pergunta.

O momento é propício para renovar esse debate no tradicional encontro anual com intelectuais, líderes empresariais, acadêmicos, ativistas e figuras respeitadas das mais diversas áreas.

Desde sua primeira realização, em 1988, o Fórum tem sido um espaço de defesa dos princípios fundamentais da liberdade individual, econômica e política. Também se notabilizou por discussões nas quais florescem ideias inovadoras e que sugerem soluções para os desafios contemporâneos. Agora, ocorre sob pleno questionamento a respeito da liberdade diante dos avanços tecnológicos, das mudanças sociais e dos crescentes conflitos geopolíticos.

Diante desse panorama, é evidente o tamanho do trabalho de construção de um futuro promissor. Nossa expectativa é debatermos nesta edição, de maneira transparente, os caminhos que devemos tomar. Para tanto, teremos painéis e debates com nomes que poderão nos sinalizar alternativas.

Por exemplo, Félix Maradiaga, o maior opositor da ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, que sentiu na pele as punições por ter confrontado um regime inimigo das liberdades. Ou os renomados economistas Gustavo Franco, Zeina Latif e Marcos Lisboa, que irão debater profundamente a estrutura econômica brasileira e a importância das reformas necessárias para nosso futuro.

Ou ainda Professor HOC, renomado especialista em geopolítica que poderá nos fornecer o embasamento para entendermos contexto, motivações e impacto dos atuais conflitos globais. Serão dezenas de palestrantes que também abordarão assuntos como sustentabilidade, empreendedorismo, papel das instituições.

O objetivo do Fórum é inspirar ações concretas que promovam a ampliação da liberdade individual, pois é por meio das liberdades que iremos prosperar. Um exemplo claro é o índice de Liberdade Econômica medido pelo think thank americano Heritage Foundation, que avalia o grau de liberdade econômica em 186 países.

Não é por acaso que os primeiros colocados sejam países mais desenvolvidos, como Singapura, Suíça e Nova Zelândia. Somente com liberdade é possível buscar a inovação, a criatividade e o progresso. A história nos mostra isso.

 

Artigo publicado originalmente no Jornal do Comércio em 07/03/2024

Você também pode se interessar

Fale Conosco

Tornar a sociedade mais livre através da formação de lideranças: esse é o nosso propósito. Se você deseja conhecer mais sobre o nosso trabalho, clique no botão abaixo e envie uma mensagem.

Imagem - Fale Conosco