Em ponto de ebulição

Artigos | 11/09/2024

Paola Coser Magnani, Presidente do IEE

Há uma parábola conhecida como “O sapo na panela”. A história diz que, se o anfíbio for colocado em água fria, sendo o recipiente aquecido lentamente, ele não perceberá o aumento gradual da temperatura e será cozido vivo.

Em contraste, se o sapo fosse jogado diretamente em água fervente, ele pularia de imediato para escapar. A metáfora é usada para ilustrar como mudanças graduais e imperceptíveis podem levar a consequências desastrosas se não forem notadas a tempo.

Trazendo essa ideia para a situação do país, pode ocorrer um encaixe. Será que os princípios básicos da liberdade e do Estado de direito seriam o sapo dentro desse grande caldeirão chamado Brasil?

A rede social X, com seus méritos e defeitos, era um dos mais relevantes ambientes do debate público nacional e internacional. Ao ser suspensa no Brasil, uma plataforma que dava voz a 22 milhões de brasileiros simplesmente se calou. O país conseguiu a proeza de ser a única democracia a se juntar a ditaduras como China, Coreia do Norte, Irã, Mianmar, Rússia, Venezuela e Turcomenistão nesse banimento. Se não bastasse ser um ato contra a liberdade de expressão, a suspensão trouxe insegurança jurídica ao Brasil, com uma espécie de caça às bruxas a empresas que tenham alguma relação com a rede social, como é o caso de aplicativos de VPN e da Starlink, companhia do mesmo dono do X, Elon Musk.

Faz tempo que a água da panela começou a ferver. Infelizmente, só estamos nos dando conta desse cenário quando a temperatura já está em ponto de ebulição. Ao se perceber que há relutância em falar e medo em usar determinados nomes publicamente — você sentiu falta de algo neste texto? —, será que já não estamos vivendo em uma realidade alterada?

No final da fervura lenta, o sapo é cozido vivo. Esperamos que esse não seja o mesmo destino do Brasil, e que o sapo, contrariando as expectativas, pule fora. Valores como a liberdade de expressão e o Estado de direito são inegociáveis e preciosos demais para uma nação democrática.

 

Artigo publicado originalmente no Jornal Zero Hora em 11/09/2024

Você também pode se interessar

Fale Conosco

Tornar a sociedade mais livre através da formação de lideranças: esse é o nosso propósito. Se você deseja conhecer mais sobre o nosso trabalho, clique no botão abaixo e envie uma mensagem.

Imagem - Fale Conosco