Coragem para Escolher

Artigos | 03/04/2025

Tiago Dinon Carpenedo, Vice-Presidente do IEE

Inicia-se hoje a 38ª edição do Fórum da Liberdade, evento realizado anualmente pelo Instituto de Estudos Empresarias (IEE). Grandes pensadores estarão no palco do Fórum, na Pucrs. Em um Brasil e mundo tão complexos, suas visões nos ajudarão a decifrar o atual momento político, social e econômico.

O debate de ideias é primordial na formação de sociedades maduras e plurais. As ideias da liberdade são primordiais para sociedades justas e prósperas, concepção que cultivamos em cada nova edição do Fórum, fortalecendo o legado iniciado em 1988.

O tema deste ano é "Coragem para Escolher". É difícil dizer que, em algum momento, a coragem tenha sido dispensável. Livros e placas de rua estão repletos de nomes gravados na história não apenas por serem corajosas - mas também porque sua coragem foi determinante para seus feitos.

A coragem é uma virtude totalmente individual, assim como são nossas escolhas. Agregadas, elas definem as escolhas das nossas famílias, empresas e sociedade.

Atualmente, não nos faltam temas em que precisamos ser mais corajosos. Ilustremos isso com alguns dos painéis que ocorrerão no Fórum.

Se houvesse um dicionário em que cada palavra fosse caracterizada por uma profissão, certamente o empreendedor brasileiro representaria a palavra coragem. Ele enfrenta diariamente dificuldades impostas pelo nosso setor público ineficiente, que gera complexidade tributária, insegurança jurídica e infraestrutura precária. Nesse sentido, Laércio Cosentino, Pedro Bartelle e Sônia Hess revelarão seu caminho empreendedor de sucesso.

Qual é o futuro de uma nação que não leva a sério a educação? Infelizmente, esse é o contexto que o Brasil enfrenta. Mas há quem se destaque e se mantenha resiliente no enfrentamento das estruturas retrógradas e corporativistas da educação. Johanna Karanko, Leonardo Pascoal e Renato Feder irão contar suas experiências e planos para transformar a educação.

Ter coragem é posicionar-se publicamente quando as instituições que deveriam defender as liberdades individuais deixam de fazê-lo. É correr riscos pessoais incalculáveis em defesa de princípios fundamentais. André Marsiglia, Karim Miskulin e Marcel van Hattem irão discorrer sobre sua atuação em um painel sobre liberdade de expressão. Já Christian Lohbauer e Nikolas Ferreira desvendarão os bastidores políticos, que carregam consigo o risco de embriaguez pela sede de poder.

No campo econômico, o Brasil derrapa miseravelmente na necessidade urgente de ajustar suas contas públicas. Coragem é tomar decisões impopulares no curto prazo, que permitam grandes ganhos de longo prazo. É exatamente isso que o governo federal não está fazendo ao permitir um agravamento da crise fiscal. Os economistas Adolfo Sachsida, Bruno Carazza e Solange Srour evidenciarão esses e outros problemas estruturais da economia brasileira.

E haverá muitos outros temas a serem debatidos neste Fórum da Liberdade, que contará com mais de 70 palestrantes em três palcos. A presença de grandes nomes nacionais e internacionais no Fórum não se limita aos citados acima. Convidamos você a ouvir ideias impactantes e profundas. Convidamos você a ter coragem para escolher.

 

Artigo publicado originalmente no Jornal do Comércio em 03/04/2025

Você também pode se interessar

Fale Conosco

Tornar a sociedade mais livre através da formação de lideranças: esse é o nosso propósito. Se você deseja conhecer mais sobre o nosso trabalho, clique no botão abaixo e envie uma mensagem.

Imagem - Fale Conosco