A magia de Alice

Artigos | 18/04/2023

Victoria Jardim, Presidente do IEE

Amanhã terá início a 36ª edição do Fórum da Liberdade, sob o tema “Alice no país das liberdades”. O tema lúdico tem por objetivo tocar no imaginário do público, aproximando as ideias da liberdade dos corações das pessoas. Os liberais, que são conhecidos por serem racionais e se utilizarem de evidências empíricas para comprovar que o Estado de direito, o livre mercado e o respeito às liberdades individuais são a receita de sucesso das democracias modernas, raramente conseguem sensibilizar o público com seus dados, gráficos e citações de autores austríacos.

A comunicação e a conexão têm sido um desafio grande nos últimos anos. Mas quem aqui não leu ou não conhece Alice no País das Maravilhas? O simples trocadilho no título já gera empatia e torna a discussão sobre liberdade muito mais atraente ao público, que, assim como Alice, parece extremamente curioso para saber aonde a toca do coelho vai dar.

Alice não é um conto bobo ou ingênuo. Como tratei aqui em outro artigo, ele é recheado de analogias e fortes críticas sociais ao período vitoriano, à educação, ao Estado inflado, entre tantas outras. Analogias que, incrivelmente, podem ser utilizadas para tecer críticas ao nosso país nos dias de hoje, mais de 150 anos depois de terem sido escritas.

Mas muito além de tecer críticas, o Fórum da Liberdade busca ser propositivo, ser um espaço para debates de ideias e para construção de uma visão de um país melhor. Neste ano, o Fórum também vem com uma proposta diferente, de ser um espaço cultural, com diversas atrações inseridas na programação. Ou seja, além de ter a oportunidade de ouvir mentes fantásticas, como Flávio Augusto e Alain Bertaud, você ainda terá diversão assegurada – vamos ter desfile, dança e música para embalar o evento.

Da mesma forma que o Fórum passou por transformações, quem leu minha coluna por aqui ao longo dos últimos doze meses deve ter notado a diferença. De um primeiro texto “duro”, para os polêmicos “Eleições no reino da Tropicália” e “Cópia dos hermanos”. Hoje me despeço deste espaço, agradecendo ao grupo RBS por essa oportunidade incrível de crescimento. Deixo a presidência do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) no final do mês, e o próximo presidente voltará a ocupar o espaço. Agradeço também a atenção dos leitores, e espero todos vocês amanhã no fórum!

 

  • Artigo publicado originalmente no Jornal Zero Hora em 12/04/2023

Você também pode se interessar

Fale Conosco

Tornar a sociedade mais livre através da formação de lideranças: esse é o nosso propósito. Se você deseja conhecer mais sobre o nosso trabalho, clique no botão abaixo e envie uma mensagem.

Imagem - Fale Conosco