Artigos | 19/04/2023
Victoria Jardim, Presidente do IEE
Noventa dias. Hoje completam-se noventa dias que Berta Valle não tem notícias de seu marido. Não sabe como está de saúde, nem sequer se está vivo. Quem é ela? Certamente uma das mulheres mais fortes que já conheci. Mesmo diante das adversidades, não se deixa abater. Segue firme em sua busca por liberdade, liberdade para o seu marido. Quem é ele? Um acadêmico e político formado em Administração Pública pela Universidade de Harvard. Felix Maradiaga, marido de Berta, foi candidato à presidência da Nicarágua em 2021. No dia 8 de junho daquele mesmo ano, foi preso pelo regime de Daniel Ortega. Seu crime? Pensar diferente e dizer aquilo que pensa.
Quase um ano e meio já se passou desde a detenção, e foram pouquíssimos os contatos ou notícias nesse longo período. Alguns meses atrás, o governo liberou imagens de uma audiência de Felix, nas quais ele aparece apático, pálido e com muitos quilos a menos do que o seu peso normal. Ou seja, além das irregularidades da prisão, é provável que haja irregularidades na prisão. Esse é um caso muito claro de abuso de poder por parte do Estado e de violação de direitos humanos. E Felix é apenas um, dentre os mais de 200 presos políticos na Nicarágua. E Berta é apenas uma dentre as diversas mães que precisam se manter fortes para acalmar seus filhos quanto à ausência dos pais, mas que se corroem por dentro pela impotência diante da ditadura de Ortega.
Direitos humanos não têm ideologia, eles não são de esquerda ou direita, e qualquer pessoa deveria defender os direitos básicos à vida, à propriedade, à liberdade e à igualdade perante a lei. No caso de Felix, esses e tantos outros direitos que constam na Declaração Universal foram claramente violados. Por que então a esquerda, que sempre é a primeira a levantar a bandeira dos direitos humanos, não se pronuncia nesse caso? Bom, para não ser injusta, o presidente Biden lançou sanções econômicas contra o país. Mas e o Brasil? E Lula, que além de tudo é amigo de Ortega, e já se mostrou caridoso o suficiente para acolher até Cesare Battisti? Por que toda essa falta de empatia da esquerda com o que está acontecendo na Nicarágua? Por que dois pesos e duas medidas?