• FÓRUM DA LIBERDADE

    O MAIOR EVENTO DE DISCUSSÃO DE IDEIAS DA AMÉRICA LATINA

  • DESDE 1984

    INCENTIVANDO E PREPARANDO LIDERANÇAS

  • HÁ 32 ANOS

    PROMOVENDO A CULTURA DA LIBERDADE

Quem Somos

O Instituto de Estudos Empresariais é uma associação civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre no ano de 1984 por 20 integrantes. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa. Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados, para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.

Com 30 anos de existência, o IEE foi reconhecido pelo seu trabalho na formação de lideranças empresariais e na divulgação e promoção da cultura da liberdade. Em 2007 o Instituto recebeu o Templeton Freedom Award Grant como uma das mais promissoras instituições globais para defesa da liberdade. Já em 2013, foi reconhecido pela revista Forbes como o Think Tank que realiza o maior evento de discussão de ideias da América Latina, o Fórum da Liberdade. Foi classificado também como uma das 150 organizações que mais influencia transformações políticas, sociais e econômicas do mundo no ranking 2013 do Global Go to Think Tanks, organizado pela Universidade da Pennsylvania.

Em dezembro de 2014, em comemoração às três décadas de fundação, o IEE lançou um livro contando um pouco da sua história. O livro “IEE 30 anos formando líderes” reuniu artigos escritos por todos os ex-presidentes do Instituto.

O download do livro pode ser feito clicando aqui.

Para ingressar no IEE é preciso ter a indicação de um Associado, ter entre 20 e 32 anos e estar envolvido com o risco inerente ao capital, isto é, estar à frente ou na linha de sucessão de empresa de qualquer ramo de atividade.

Reconhecimento

Em 2017 o IEE foi reconhecido com o Juan Carlos Cachanosky Award for Dissemination of Free Society Principles. O prêmio, conferido pela Atlas Network, legitimou o Fórum da Liberdade por sua ampla divulgação dos princípios da sociedade livre. No mesmo ano, o IEE também foi finalista do Templeton Freedom Award pelo projeto do FL.

Já em 2013, foi indicado pela revista Forbes como o think tank que realiza o maior evento de discussão de ideias da América Latina: o Fórum da Liberdade.

Foi classificado, também, como uma das 150 organizações que mais influenciam transformações políticas, sociais e econômicas do mundo no ranking 2013 do Global Go to Think Tanks, organizado pela Universidade da Pensilvânia.

Em 2007 a Atlas Network, entidade que busca fortalecer e investir no movimento de liberdade mundial, premiou o IEE com o Templeton Freedom Award Grant, reconhecendo o Instituto como uma das mais promissoras instituições globais em defesa da liberdade.

Missão

Formar lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil baseado no ideal democrático de liberdades individuais, subordinadas ao Estado de Direito.

Visão

Ser o melhor Centro de Desenvolvimento de Lideranças Empresariais do Brasil.

Valores

Liberdade

Responsabilidade Individual

Estado de Direito

Propriedade Privada

Princípios

Coerência e Convicção

Independência

Coesão e Respeito Individual

Compromisso com o Futuro